quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Carlos Villanueva


Dados:

Clube actual: Audax Italiano
Altura: 1,74 m
Peso: 70 kg
Data de Nascimento: 05/02/1987
País: Chile
Preço: 5 Milhões de Euros

Carlos Villanueva é um jogador Chileno que joga no Audax Italiano. “Villita” ou “Carlitos”, como é conhecido no Chile, é um típico Nº10,mas joga também a médio esquerdo. Villanueva tem uma visão de jogo como poucos e uma cultura táctica invejável. Tem uma capacidade de passe estonteante já que consegue executar passes perfeitos a rasgar a defesa adversária varias vezes no mesmo jogo. Com muita habilidade e talento e uma aceleração que deixa os adversários colados no relvado Villita é um jogador muito difícil de parar. Começou no modesto clube do Chile, La Serena, mas foi prontamente descoberto pelos olheiros do Audax Italiano e pelo seleccionador do Chile que o levou para a selecção com somente 19 anos. Neste momento é uma peça fulcral tanto do Chile como do Audax. É pretendido por vários clubes da América do Sul, como o Palmeiras e o River Plate. O seu passe está avaliado em 5 milhões de Euros, o que na minha opinião não é um valor muito alto para um jogador deste calibre. Villanueva é um grande jogador e não duvido que se ganhar alguma experiência, daqui a uns anos pode vir a tornar-se o nº10 de qualquer equipa de topo de Europa. Esta época tem vindo a impressionar os críticos desportivos e é comparado a outra coqueluche da selecção Chilena, Matias Fernandez, que joga no Villareal de Espanha. É sem duvida um jogador que vai dar que falar no mundo do futebol no futuro próximo.


Videos:

sábado, 24 de novembro de 2007

Jeremy Menez


Dados:

Clube actual: AS Monaco
Altura: 1,79 m
Peso: 73 kg
Data de Nascimento: 07/05/1987
País: França
Preço: 8-12 Milhões de Euros

Jeremy Menez começou a sua carreira profissional no Sochaux mas prontamente foi descoberto pelos olheiros do Mónaco que o levaram para fazer dupla com o veterano Jan Koller. Desde aí, Menez tem vindo a crescer e a ganhar fãs pelo mundo fora. Já despertou a cobiça dos gigantes europeus, principalmente o Manchester United que já tentou levá-lo para Inglaterra várias vezes mas ao contrário do que se esperaria Menez tem vindo sempre a rejeitar a transferência.
Menez é um ala que tanto joga do lado direito como do lado esquerdo mas também pode jogar atrás do avançado. Grande capacidade de drible, técnica extraordinária e uma velocidade estonteante fazem de Menez um médio ala de grande talento. No campo gosta de “humilhar” os adversários com os seus malabarismos e os defesas, na maior parte das vezes, tem de recorrer à falta para parar esta autentica fera dentro das quatro linhas. Apesar de não ser um ponta de lança, Menez ainda garante uma média de 10 golos por época, o que para um médio é um número bastante aceitável. Muitos dos seus golos nascem de diagonais que apanham a defesas em contrapé mas também de bolas paradas, já que Menez também é um bom marcador de livres. Este miúdo é ainda hoje o jogador mais jovem a marcar um hat-trick para o campeonato e para além disso já ganhou outros troféus individuais em torneios de Sub-17 e Sub-19 representado a França. Espera-se muito deste jogador e alguns franceses acreditam que Jeremy pode ser o sucessor do eterno Zinedine Zidane que se retirou do futebol o ano passado e que muita falta faz a selecção francesa. Na minha opinião acho que Jeremy tem o potencial necessário para se tornar um símbolo do futebol francês da próxima década.


Video:

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Ever Banega


Dados:

Clube actual: Boca Juniors
Altura: 1,74 m
Peso: 71 kg
Data de nascimento: 29/06/1988
País: Argentina
Preço: 15-20 Milhões de Euros

Após a saída de Fernando Gago para o Real Madrid, os adeptos do Boca Juniors eram da opinião que no actual plantel não havia nenhum jogador capaz de o substituir…e tinham razão porque o actual substituto de Gago não fazia parte do plantel principal do Boca mas sim dos juniores. Ever Banega de seu nome. Um médio defensivo com uma técnica apuradíssima, visão de jogo e qualidade de passe todas as qualidades que fazem um bom médio“volante” como se diz na Argentina. Jogador rápido, com um pulmão enorme, enche o meio campo da selecção de sub-20 Argentina (onde é uma peça fulcral da equipa). Apesar dos seus 19 anos já demonstra uma grande maturidade dentro de campo, é também um jogador inteligente e tem uma cultura táctica extremamente boa para um jovem jogador que só começou a jogar futebol ao mais alto nível à pouco mais de dois anos. O único defeito de Banega é a sua falta de regularidade já que nem sempre joga ao mais alto nível mas para melhorar esse factor só precisa de jogar mais jogos competitivos. Juntamente com Riquelme e Palácio levou o Boca Juniors à conquista da Copa Libertadores 2007. No Boca descrevem Banega como sendo uma mistura de Gago e Riquelme já que além de ser um bom jogador defensivamente, bom desarme, marcação e posicionamento, gosta de ter a bola nos pés para na altura certa executar um passe de “morte” daí a comparação com Riquelme. Banega não tardará a dar o salto para a Europa provavelmente ou para o campeonato italiano ou espanhol é so esperar para ver.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Alexandre Pato


Dados:

Clube actual: AC Milão
Altura: 1,80 m
Peso: 72 kg
Data de nascimento: 02/09/1989
País: Brasil

Preço: 30 Milhões de Euros

Alexandre "Pato" Rodrigues da Silva não é nenhum desconhecido para os amantes do Futebol mundial mas para quem ainda não ouviu falar desta jóia brasileira já está na altura de o conhecer. Internacional Sub-20 do Brasil, Pato como é conhecido no mundo do futebol (nome da sua terra natal) desde miúdo que atraiu a atenção dos gigantes europeus mas o Internacional de Porto Alegre sempre o conseguiu segurar. Este Verão o AC Milão “lançou” uma proposta milionária (cerca de 20 milhões de Euros) pelos serviços deste miúdo, o que motivou a sua saída do Inter de Porto Alegre visto que os responsáveis do clube declararam a proposta como sendo irrecusável. Pato é um jogador rápido, inteligente e muito habilidoso. Por vezes é um pouco individualista mas isso é uma das coisas que se perde com a maturidade. Pato tanto pode jogar como ponta de lança, segundo avançado ou mesmo nº10 por isso já foi comparado a Ronaldo, Kaka e até há quem o compare ao lendário Pelé. As suas qualidades técnicas, a sua capacidade de remate e passe, e a boa finalização fazem com que Alexandre Pato execute qualquer das referidas posições na perfeição. Este miúdo já bateu diversos recordes mesmo tendo iniciado a carreira profissional há pouco mais de 2 anos. Em 2006 na sua estreia como jogador profissional contra o Palmeiras, estava decorrido somente 1 minuto quando Pato marcou o seu primeiro golo profissional confirmando tudo o que se esperava dele. Nesse mesmo jogo Pato ainda efectuou duas assistências, cabeceou à barra e ainda efectuou varias fintas desconcertantes aos seus adversários. O seu segundo jogo pelo Internacional foi no mundial de clubes frente ao Al Ahly. Pato voltou a marcar nesse jogo e bateu o recorde de Pele, já que passou a ser o jogador mais novo a marcar um golo numa competição da FIFA. Nessa altura, Pato tinha apenas 17 anos e 102 dias de idade. No Milão Pato ainda não efectuou qualquer jogo oficial já que só pode começar a jogar a partir de Janeiro. Mesmo sem ter disputado qualquer jogo oficial o treinador do Milão, Carlo Ancelotti, já afirmou que “Alexandre Pato é melhor que Ronaldinho”. Toda a gente está ansiosa para ver Pato actuar nos grandes palcos da Europa e esperemos que corresponda ás expectativas.

Videos:

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Carlos Vela


Dados:

Clube actual: Osasuna (Emprestado pelo Arsenal)
Altura: 1,72 m
Peso: 71 kg
Data de nascimento: 01/03/1989
País: México

Preço: 10-15 Milhões de Euros

Mais uma grande promessa do futebol mexicano para a próxima década. Carlos Vela começou a sua carreira no Chivas, equipa mexicana perto da sua terra natal. Com apenas 16 anos deu nas vistas no mundial de sub-17, onde foi inclusive o melhor marcador da prova, por isso o Arsenal não hesitou em pagar 4,5 milhões de Euros por este miúdo. Devido ao facto de em Inglaterra ser difícil de obter licença de trabalho, já que Carlos Vela é um jogador extra-comunitário, o Arsenal foi forçado a emprestar Carlos Vela a clubes Espanhóis tais como o Celta, Salamanca e agora Osasuna. É esperado que Carlos Vela regresse ao Arsenal, já que vai obter passaporte Espanhol, no final desta época onde Arsene Wenger o aguarda com grande expectativa. Carlos Vela é um avançado móvel que gosta de descair para as linhas e têm um grande “faro” para o golo. Em frente à baliza raramente desperdiça uma oportunidade de golo e apesar da sua baixa estatura marca também alguns golos de cabeça. Vela tem uma capacidade técnica acima da média e um remate potente de fora da área, juntamente com uma aceleração e velocidade estonteante. Uma visão de jogo perfeita e uma inteligência dentro do campo juntamente com tudo o resto tornam Carlos Vela num avançado bastante completo. Já é internacional “A” pelo México e com somente 18 anos já joga ao lado de grandes jogadores como Nery Castillo e Rafael Marquez. Se evoluir como se espera Carlos Vela tem tudo para se tornar num grande jogador do futebol mundial. Os responsáveis do Arsenal já antevêem que se Carlos Vela se adaptar bem em Inglaterra se tornará sem dúvida alguma num símbolo do clube e quem sabe se no futuro próximo não virá a tornar-se no melhor jogador do mundo.


Vídeos:


domingo, 18 de novembro de 2007

Luis Suarez


Dados:

Clube Actual: Ajax
Altura: 1,81 m
Peso: 80 Kg
Data de Nascimento: 24/01/1987
País: Uruguay
Preço: 12 Milhoes de Euros

Jovem uruguaio titularíssimo da selecção, foi contratado ao Groningen, onde marcou 10 golos e efectuou bastantes assistências, por isso o Ajax não hesitou em contrata-lo para substituir Ryan Babel que se transferiu para Liverpool na época passada. No Ajax costuma jogar como segundo avançado ou em qualquer das alas e faz um trio ofensivo temível juntamente com Huntelaar e Luque. É um jogador rápido com boa visão de jogo e com bom remate de meia distancia. Grande qualidade técnica, e boa finta torna-o num jogador perigoso no um para um com o defesa adversário. Luís é também um jogador com um bom físico e por isso é rapidíssimo e efectua excelentes desmarcações que causam sempre problemas para os seus adversários. Joga bem tanto de pé direito, o seu pé preferido, mas também de pé esquerdo. O único “defeito” de Luís Suarez é o seu mau feitio, por vezes causa problemas nos treinos e é a única coisa que pode fazer com que Luís Suárez não chegue a patamares mais altos por que talento é coisa que não lhe falta.

Vídeos:



Miguel Veloso



Para começar um jogador que todos os portugueses conhecem. O novo dono do meio-campo defensivo da selecção portuguesa: Miguel Veloso

Dados:

Clube actual: Sporting
Altura: 1,80 m
Peso: 79 kg
Data de nascimento: 11/05/1986
País: Portugal

Preço: 30 Milhões de Euros

Tanto pode jogar a defesa-esquerdo, a central ou a médio interior esquerdo mas onde Miguel Veloso rende mais é sem dúvida na posição de pivot defensivo. Um pé esquerdo fenomenal, um sentido táctico invejável e uma qualidade técnica acima da média fazem Miguel Veloso num dos jogadores mais cobiçados a nível mundial. Filho de António Veloso, Miguel começou no Benfica mas foi prontamente dispensado nos treinos de captação por ser gordinho. Depois disso ingressou nas escolas do Sporting onde foi bem recebido pelos responsáveis das camadas jovens. Nas escolas do Sporting cresceu como jogador e na época de 2006/2007 conseguiu finalmente impor-se na equipa principal do Sporting. Miguel Veloso é hoje em dia um jogador que todos os treinadores gostariam de ter na sua equipa. Excelente recuperador de bolas no meio campo defensivo procura sempre jogar simples e apesar de ter um papel mais defensivo também leva a bola para a frente quando é preciso. Excelente precisão de passe faz de Miguel Veloso um grande distribuidor de jogo. É um jogador com soberbo toque de bola e apesar dos seus 21 anos demonstra uma grande maturidade no meio campo jogando sempre sereno e tranquilo. É também um excelente marcador de livres apesar de no Sporting raramente o demonstrar (visto que há outros jogadores à frente na marcação de bolas paradas). Grande leitura de jogo e um posicionamento excelente cria sempre dificuldades ao adversário. Não tenho duvidas quando afirmo que Miguel Veloso é craque e não tardará a dar um salto para um grande de Europa.

Vídeos:


Miguel Veloso - Holanda x Portugal (Europeu 2007 de Sub-21)



Miguel Veloso - Portugal x Israel