quinta-feira, 1 de maio de 2008

Stefan Jovetic

Natural de Montenegro, Stevan Jovetic iniciou a sua carreira no modesto Mladost Podgorica, onde rapidamente deu nas vistas ao ponto de ter marcado 60 golos apenas numa so temporada. Nao demorou muito ate ser descoberto pelo Partizan e desde ai sempre foi apelidado da maior promessa do clube. Em 2004 no escalao em que jogava marcou 37 golos na liga e após este grande feito Jovetic começou a nao ser so chamado a maior promessa do Partizan mas sim da Servia e Montenegro inteira. Jovetic continuou a progredir nas camadas jovens e com 15 anos já era pretendido por grandes clubes mundias como o Chelsea e o Manchester United. Com 16 anos estreou-se na equipa principal do Partizan e passado poucos tempo fez o seu primeiro hat-trick oficial num jogo a contar para a taça Uefa. Desde ai tem "chovido" propostas por este enorme talento e o Partizan sabendo que seria dificil mante-lo tentou de tudo incluindo nomear Jovetic jovem de 18 anos capitao de equipa mas nem isso o segurou no Partizan. Esta semana Jovetic assinou pela Fiorentina e rendeu aos cofres do Partizan 10 milhoes de Euros.
Jovetic joga em qualquer posicao no ataque mas e mais utilizado como avançado movel ou como ala esquerdo. Nas selecçoes foi tambem varias vezes utilizado como medio centro, distribuidor de jogo, onde o seu desempenho tambem e sublime.
Jovetic é um desequilibrador, jogador rapidissimo com e sem bola, com um drible curto (tipico da escola Servia) e com uma tecnica acima da media. Tem um bom poder de desmarcaçao e muito boa finalizacao dai conseguir marcar tantos golos. Gosta de romper a defesa adversaria fazendo diagonais de um lado ou outro do campo. É capaz de pormenores tecnicos invejaveis com o seu fabuloso pé direito. Apesar de ser um pouco individualista, Jovetic possui uma grande visao de jogo e uma enorme capacidade de passe e muitas vezes consegue colocar os seus companheiros cara a cara com o guarda-redes. Executa frequentemente tabelinhas com os seus companheiros de equipa que causam muitos problemas a equipa adversaria. Jovetic nao e so bom com a bola no chao mas tambem e muito bom no jogo aereo antecipando-se muitas vezes aos defesas adversarios e cabeceando para o fundo das redes da baliza. Stefan é tambem um jogador lutador com muita garra e apesar de estar mais virado para o ataque tambem costuma efectuar varias recuperaçoes de bola no meio campo defensivo o que demonstra tambem uma cultura tactica muito boa para a idade dele.
Jovetic tem todas as qualidades para triunfar e para o ano vamos ver como se porta num dos melhores campeonatos do mundo.
É de salientar que Jovetic é tambem internacional A pelo Montenegro e companheiro de Vukcevic, do Sporting Clube de Portugal.

Video:

Nenhum comentário: